texts


this_placement(s):::statement

Este projeto mira a realização da obra inédita THIS_PLACEMENTS de CÉSAR MENEGHETTI, uma vídeo-instalação composta por 4 vídeos experimentais dispostos em uma seqüência de projeção contínua, como um travelling cinematográfico (vide projeto).
A exposição propõe um diálogo entre diferentes culturas através da arte, da livre interpretação de um artista sobre diferentes realidades. A série de vídeos THIS_PLACEMENTS indaga sobre a percepção de uma paisagem inexistente, sobre o conceito de deslocamento, de tempo e espaço, criando uma nova realidade antropo-geográfica virtual especular à globalização.
Imagens captadas de uma mesma perspectiva serão projetadas lado a lado, a partir do mesmo eixo, em um mesmo angulo visual. Aglomerados urbanos, pessoas, detalhes se sobrepõe e se rarefazem até se tornarem puro fluxo. Ocidente e oriente adquirem uma nova dimensão. A montagem em 4 projeções simboliza 4 janelas, 4 realidades: África (Niamey/Keita, Níger), Ásia (Hanói/Hong Kong, Vietnam, China), Europa (Veneza, Roma, Itália) e América (São Paulo ou Recife ou Brasília ou Belo Horizonte, Brasil). 4 cidades do mundo vistas simultaneamente a partir da metáfora da janela e de um percurso imaginário.
A obra THIS_PLACEMENTS de CÉSAR MENEGHETTI une uma das cidades brasileiras (gravação de imagens me SITE SPECIFIC) seja ela São Paulo, Recife, Brasília ou Belo Horizonte, a outras cidades do mundo onde o artista realizou obras anteriores para colocar lado a lado a questão de redes interligadas e fazer uma metáfora de um percurso imaginário onde espaços transitáveis não podem ser descritos nem traçados em nenhum mapa, porque mesmo fazendo parte do mundo, não pertencem a nenhum sistema.


A obra THIS_PLACEMENTS foi convidada também em participar no final de 2012 em âmbito internacional do projeto “Il Treno” composta por 10 instalações de 10 artistas e dois encontros abertos para a discussão do tema viagem e sua importância no desenvolvimento pessoal, das cidades e dos países. O evento terá a artistas estrangeiros (Alvin Curran, Jimmie Durham, Janis Kounellis, Annie Ratti e Donatella Spaziani) e brasileiros (entre eles César Meneghetti). A curadoria será de Claudia Marques de Abreu e do italiano Mario Pieroni, diretor da RAM Radioartemobile. O evento já foi realizado em Turim, na Itália (2010), em Liubliana, na Eslovênia (2011) e fará paradas em Varsóvia, na Polônia, e em Middelburg, na Holanda.

txt:: crítico::: antonio arévalo  


A característica fundamental da mídia arte é que ela, efetivamente, é aquela que melhor consegue traduzir e interpretar a tensão invisível dentro do nosso contexto contemporâneo, marcado por conflitos econômicos, étnicos e sociais. Este fator é também o que distingue o trabalho de alguns artistas que usam essa ferramenta de uma forma política como CÉSAR MENEGHETTI. Ao fazer uma fusão pouco visível entre áreas geográficas do ocidente e oriente CESAR MENEGHETTI coloca em discussão conceitos pertinentes ao áudio-visual como a veracidade e a realidade e produz uma operação de subversão à ordem do real. THIS_PLACEMENTS (do inglês "estas colocações", mas também “displacements”, deslocamentos) é um espaço específico, virtual, um lugar que não existe, nem nunca existirá, usa os conceitos da gramática cinematográfica para misturar realidade com o pensamento, com o turismo globalizado, com as condições sociais, metáfora de um percurso da expressão humana cristalizada na imagem digital registrada pela câmera. THIS_PLACEMENTS reflete um momento político e social não propício a formalismos, produzido pelo deslocamento do pensamento e da linguagem-imagem, explícita ou implicitamente política.
O uso dos meios de produção da mídia de uma maneira critica, como uma estratégia de ação artística, com pontos críticos posicionados fora de nós mesmos é um nova forma de enunciar e definir a contemporaneidade. Este modo de produção artística com temas políticos e sociais é recorrente na obra de CESAR MENEGHETTI que se destaca pelo seu trabalho na cena artística internacional.