desdobramentos


LANÇAMENTO DO CATALOGO DA EXPOSIÇÃO THIS_PLACEMENTS






















ESTAÇÃO CABO BRANCO | JOÃO PESSOA 15.03.2012 > 15.04.2012

ART TALK | JOÃO PESSOA 16.03.2012


Em ocasião da exposição This_Placements, a Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, através da sua Curadoria, promove nesta sexta (16), às 10h, um encontro entre artistas plásticos pessoenses e o autor da mostra, o paulista César Meneghetti. 
O encontro vai acontecer no segundo pavimento da Torre Mirante, e promete levantar assuntos ligados à arte contemporânea e às técnicas de composição imagética e visual experimentadas na montagem. THIS_PLACEMENTS - Vencedora do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em 2011, a exposição This_Placements é uma sobreposição de imagens filmadas pelo próprio artista de cidades distribuídas por quatro continentes: Recife, Veneza, Niamei (capital do Níger, África) e Hanói (capital do Vietnã). A abertura foi nesta quinta-feira (15), às 17h, no auditório.
A mostra faz uma reflexão sobre a linguagem audiovisual. This_Placements mescla as imagens, que se transformam em lugares simbólicos. “Tudo evoca deslocamento, multiplicidade de olhares e interatividade. A mão humana por trás dos códigos binários que operam as linguagens digitais”, refletiu Meneghetti.
O trabalho faz parte de uma ampla pesquisa efetuada nos últimos anos, colocando num único eixo norte e sul do planeta, prefigurando um espelho da globalização. Depois de viver 24 anos na Europa, este é um marco do seu retorno para o Brasil. O paulista Meneghetti exibiu o seu trabalho em mais de 39 países, participou de mais de 70 mostras pelo mundo e produziu cerca 60 filmes e vídeos, mesmo número de prêmios que recebeu.


ART TALK RECIFE 15.01.2012

ART TALK ENCERRA EXPOSIÇÃO THIS PLACEMENTS EM RECIFE


Mais do que só arte, mas tão abrangente quanto, foi o “art talk” com César Meneghetti e convidados na Sala Nordeste, encerrando a exposição This_Placements. Informal e simples, como é o próprio artista, as conversas rondaram sobre suas técnicas e reflexões até questões sociais. Tentando encontrar o que é “fora do normal” no Recife, na concepção dos convidados,
César estava ali muito mais para ouvir do que para falar.
Trazendo aos presentes suas contribuições muito mais internacionais, já que ele volta após 24 anos fora do Brasil, César exibiu um pouco de suas produções em outras exposições. Sempre explicando, foram exibidas fotografias feitas por ele em Hong Kong, um vídeo com mulheres nigerianas que ele realizou, seu trabalho com pessoas excepcionais em Veneza e outros. Aproveitou a oportunidade para falar sobre as formas que gosta de trabalhar, por exemplo, a questão dos ruídos, desconstruções e interferências na imagem, como ele mesmo explicou “as imagens do Recife, [presentes na exposição This_Placements], são uma representação, não é o Recife, mas a minha interferência sobre ele”. Outro quesito que segundo o mesmo, lhe caracteriza, é sempre procurar pessoas comuns para compor as suas obras, “nesses 24 anos, sempre trabalhei com pessoas comuns, conversando com elas, tentando me aproximar”.
Atento a uma postura ética, na maior parte do tempo, César Meneghetti volta ao país tentando
sentir o que é peculiar, querendo saber o que as pessoas pensam e admite que a sua pesquisa artística não tem um ponto de chegada, já que ela se estende há vinte anos, e privilegia muito mais o percurso e as dúvidas do que o destino. Muito mais reservado ao âmbito acadêmico, com livros a respeito da sua obra, César busca agora sair do eixo Rio/São Paulo e Europa, para retomar o “humanismo da arte”, como até um dos convidados citou, o fator humano também é algo muito presente em suas obras. Além dos convidados, estiveram presentes como debatedores, Beth da Matta, diretora do MAMAM, e os artistas Bruno Monteiro (Coletivo Branco do Olho) e Yann Beauvois (Galeria B!). Atento às opiniões, o encontro percorreu por vários assuntos, reflexões sociais, econômicas sobre o ambiente em que vivemos e claro, sobre arte.

Texto: Stephanie Siqueira – Ascom RRNE/MinC 
Fotos: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC